sexta-feira, 28 de setembro de 2018

CENTRO PAROQUIAL DE NELAS NAS VINDIMAS DA QUINTA DA FATA

Na manhã do dia 25 de Setembro, os técnicos do Centro Paroquial de Nelas decidiram dar a oportunidade aos seus clientes idosos de experienciarem, algo que, na globalidade dos mesmo, realizavam nos tempos idos: a Vindima.
O local escolhido foi a Quinta da Fata, situada na localidade de Vilar Seco. Com um cenário único, por entre a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo, este local constituiu-se como o mais indicado para proporcionar uma experiência deste tipo.
Para além da vindima, foi ainda possível fazer uma visita ao lagar e à adega onde são produzidos os vinhos de excelência da Quinta da Fata (que ganham sucessivos prémios nacionais e internacionais).
Por fim, é de igual importância salientar a amabilidade e a gentileza com que o Centro Paroquial de Nelas foi recebido pelos produtores de uma das quintas mais emblemáticas da região, onde se preservam as tradições de outrora.












Marcelo Costa

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Nos dias 12 e 13 de Setembro, decorreu na Igreja Matriz de Vilar Seco a Festa em Honra de Nossa Senhora de Fátima. 
Pelas 20h do dia 12 teve lugar a Procissão das Velas, na Nossa Senhora saiu em da Igreja, dando a volta ao Pelourinho e voltou novamente para o local inicial. De seguida foi rezado o terço.
No dia 13 pelas 18 horas decorreu a missa na Igreja Matriz, seguida de procissão.
Importa também realçar o bom trabalho das mordomas da Nossa Senhora de Fátima, a participação da Associação Filarmónica de Vilar Seco e a adesão em grande número por parte da população.















Marcelo Costa

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

MEMÓRIAS DO DESASTRE FERROVIÁRIO DE MOIMENTA-ALCAFACHE: o mais grave acidente da história dos Caminhos de Ferro Portugueses

No fatídico dia 11 de Setembro de 1985, mais concretamente às 18h37m, dois comboios colidiram perto do apeadeiro de Moimenta-Alcafache (Concelho de Mangualde) da Linha da Beira Alta, a poucos quilómetros de Vilar Seco. Este acidente ficou conhecido como o Desastre Ferroviário de Moimenta-Alcafache.
Envolveu um Serviço Internacional saído do Porto em direção a Paris (12 carruagens), que circulava com cerca de 18 minutos de atraso e um Serviço Regional em direção a Coimbra (6 ou 7 carruagens). No total viajavam cerca de 460 passageiros, dos quais aproximadamente 150 faleceram e 170 ficaram feridos.
No local do acidente foi edificado um monumento em memória das vítimas e das equipas de salvamento, junto do qual é realizada anualmente uma missa campal como forma de assinalar a efeméride.





Marcelo Costa

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

RANCHO FOLCLÓRICO DE VILAR SECO ATUA PARA UM GRUPO HOLANDÊS

No passado dia 10 de Setembro, o Rancho Folclórico de Vilar Seco voltou a deslocar-se ao Hotel Onix em Viseu, para realizar uma nova atuação. Desta vez, perante um grupo de holandeses que efetuavam uma visita à cidade de Viseu.
Esta foi mais uma oportunidade de levar além fronteiras os costumes e as tradições da Beira Alta, mais concretamente de Vilar Seco e das suas gentes.




Marcelo Costa

CRISTO REI: 55 anos como o ex-líbris de Vilar Seco

No dia 7 de Setembro de 1963 foi inaugurado o Santuário do Cristo Rei em Vilar Seco.
Consiste numa estátua com cerca de 2,5 metros de altura assente numa base, também ela, com aproximadamente a mesma medida. A sua construção foi impulsionada pela vontade e apoio monetário do Dr. Eurico José Loureiro Amaral e do restante povo de Vilar Seco.
Era presidente da Câmara Municipal de Nelas o Dr. Emiliano António Costa Campos, presidente da Junta de Freguesia de Vilar Seco o Sr. Ibérico Rodrigues Ferreira dos Santos e tesoureiro o Sr. António Marques de Figueiredo. Esteve também presente na cerimónia o Sr. Padre Adelino Marques, pároco da freguesia.
Este monumento engrandece a Paróquia de Vilar Seco e constitui-se como um dos importantes locais de culto da região, realizando-se anualmente a 7 de Setembro uma festividade em sua honra. 


Marcelo Costa

domingo, 9 de setembro de 2018

RASTREIO GRATUITO DE SAÚDE MENTAL E FÍSICA EM VILAR SECO (09-09-2018)

No dia 09 de Setembro decorreu, durante a manhã no espaço da sede da Junta de Freguesia, os rastreios mensais de saúde mental e física, totalmente gratuitos.
De destacar que estes rastreios decorrem no 2° domingo de cada mês.

Tipologias:
- Avaliação Psicológica;
- Medição da Glicémia;
- Medição da Tensão Arterial.

Próximo rastreio: 14 DE OUTUBRO DE 2018 (domingo)







Marcelo Costa



quarta-feira, 5 de setembro de 2018

27ª FEIRA DO VINHO DO DÃO 2018: Quinta da Fata e Queijaria da Quinta da Lapa representam Vilar Seco; a vila de Santar foi escolhida para a abertura


No passado fim-de-semana a vila de Nelas acolheu o grandioso certame que enaltece o Vinho do Dão.
Nesta edição as novidades foram muitas. Desde logo destaca-se a duração de 4 dias de Feira (desde o dia 30 de Agosto ao dia 2 de Setembro) e a escolha da vila de Santar para a abertura oficial do evento.
Logo no dia 30, foi realizado o Fórum do Dão na adega da Casa de Santar, subordinado ao tema "Enotorismo no Dão, Oportunidades na Região Centro de Portugal", bem como o Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão Eng. Alberto Vilhena. No dia 31 decorreu a Sessão Solene de Abertura da 27ª Feira do Vinho do Dão com a presença do Sr. Presidente da CM Nelas, do Sr. Presidente da Comissão Vitivinícola do Dão, do Sr. Presidente do Turismo Centro de Portugal e da Sra. Secretária de Estado do Turismo. No dia 1 destaca-se a realização do projeto "Oficina do Óscar" na Biblioteca Municipal de Nelas com o workshop de alimentação saudável para crianças. Por fim, no dia 2 (e último dia de Feira) salienta-se a apresentação do projeto de animação cultural "De Região em Região, Chegamos ao Dão!", da autoria do Grupo Infanto-Juvenil do Bairro da Igreja e dos jovens das Equipas de Verão da Universidade Sénior de Nelas. Todos os dias (à exceção do dia 30) foi representado o Musical "O Corcunda do Nosso Dão" da autoria da Associação Cultural ContraCanto.
Destaca-se, ainda, a presença de dois produtores de Vilar Seco, a Quinta da Fata e a Queijaria da Quinta da Lapa, como forma de premiar o excelente trabalho na dinamização e promoção dos produtos regionais e das gentes locais.





Marcelo Costa



segunda-feira, 3 de setembro de 2018

RANCHO FOLCLÓRICO DE VILAR SECO NAS FESTAS DA NOSSA SENHORA DA PIEDADE, EM CASAL SANDINHO

No passado domingo, dia 02 de Setembro, o Rancho Folclórico de Vilar Seco foi convidado a atuar nas Festas em honra da Nossa Senhora da Piedade, em Casal Sandinho.
A escassos 5 km de Vilar Seco, a pequena localidade de Casal Sandinho integra, juntamente com Casal Mendo, Aldeia de Carvalho, Tibaldinho e Mosteirinho,  a freguesia de Alcafache. Freguesia, esta, pertencente ao concelho de Mangualde e famosa pelo seu balneário termal.
O Rancho Folclórico de Vilar Seco teve, assim, oportunidade de promover o seu trabalho na dinamização e preservação de tradições e costumes populares para as populações do limítrofe concelho de Mangualde.


Marcelo Costa



sábado, 1 de setembro de 2018

RANCHO FOLCLÓRICO DE VILAR SECO NO HOTEL ONIX

O Rancho Folclórico de Vilar Seco deslocou-se durante a noite de 01 de Setembro ao Hotel Onix. Situado a escassos 3 km da cidade de Viseu (e aproximadamente a 20 km de Vilar Seco), este estabelecimento foi fundado no ano de 1975 e conta com 73 quartos.
O Rancho foi assim convidado a realizar uma atuação para um grupo de turistas de nacionalidade francesa. Estes ficaram deslumbrados com as modas que foram apresentadas, de tal forma que participaram em algumas delas.













Marcelo Costa